Um Príncipe, um Homem Pobre e uma Mulher Triste entram num Bar com a mesma roupa – A Postura diz-lhe Quem é Quem
Se lhe disser que tem uma Postura diferente quando está triste, certamente acredita em mim. Mas sabia que o ambiente à sua volta também afeta a sua Postura?
Imagine o seguinte cenário: voltou ao século XVI e não conhece ninguém. Numa taberna onde você parou para beber qualquer coisa, entram um príncipe, uma pessoa pobre e outra deprimida. Todos vestem roupas iguais, e pedem-lhe para adivinhar quem é quem. Basta observá-los por 30 segundos que consegue perceber. Porquê?
A Postura é mais do que Genética e Estilo de Vida
Certamente já ouviu ou leu que a sua Postura depende fatores genéticos e do seu estilo de vida. Neste blog há vários artigos que reforçam esta ideia, até porque os estudos científicos são claros nesse ponto. No entanto, estes estudos também identificam outro fator que é negligenciado – O Fator Psico-Emocional.
Podemos dizer que as nossas emoções estão intrinsecamente ligadas ao nosso estilo de vida e à própria genética. Mas é um tema tão importante que vale a pena escrutiná-lo separadamente. Hoje trago-lhe 3 Fatores Psico-Emocionais que, quando são crónicos, podem afetar (e muito) a sua Postura.
1. A Mulher Triste
A maioria de nós ainda não compreende bem o poder que a nossa mente tem no nosso corpo. Está cientificamente provado que as nossas emoções estão diretamente ligadas ao sistema imunitário. Assim, quando estamos cronicamente tristes debilitamos as nossas defesas até ficarmos doentes – mental e até fisicamente. Da mesma forma, quando estamos tristes debilitamos a nossa Postura.
Nota: Porquê uma mulher triste? De acordo com a Associação Americana de Psiquiatria, as mulheres têm até três vezes mais probabilidade de sofrer de depressão, em comparação com os homens.
De que forma a Tristeza afeta a sua Postura?
Quando está Triste perde o apetite ou come compulsivamente. Isto provoca dores de estômago, cólicas e obstipação. É mais provável ter stress, o que aumenta a frequência cardíaca e “aperta” os vasos sanguíneos, aumentando a tensão arterial. Quem consegue ter a sua melhor Postura com estes sintomas todos?
Para além disso, estar triste coloca-nos numa posição de defesa. Fechamo-nos com os ombros enrolados, as costas curvadas e olhamos para o chão.
2. O Homem Pobre
Imagine que é alguém que vive no séc.XVI. Neste cenário é uma pessoa pobre, sem qualquer possibilidade de subir no elevador social e económico. Vai ser pobre a vida toda, quer a nível financeiro, quer a nível de estatuto social. Como se senta? Como anda? Como se posiciona no mundo?
Estamos no séc.XXI mas o cenário é idêntico. O nosso Estatuto Sócio-Económico também faz parte da nossa identidade. Por isso é tão difícil subir no elevador social – não pela dificuldade em enriquecer mas pela mudança de mentalidade que é necessária.
Esta pobreza sócioeconómica afeta a sua Postura, principalmente se passa o dia a ver pessoas (aparentemente) bem sucedidas à sua volta. O seu estatuto social é um fator que influencia a forma como se apresenta ao mundo. Se considera ser uma pessoa pobre – pela sua definição – a sua Postura vai refletir essa identidade.
Nota: Porquê um homem pobre? Porque apesar de estarmos a caminhar para uma sociedade mais equilibrada, ainda recai sobre o homem a maior quota da responsabilidade de sustentar a sua família.
3. O Príncipe
Para além das razões óbvias, os elementos da nobreza tinham uma Postura sempre direita. Hoje em dia vemos isto nas pessoas que ocupam cargos muito importantes: políticos e presidentes de grandes empresas são alguns exemplos da Posição Hierárquica relativamente ao Grupo.
O estatuto social do Príncipe exige uma diferenciação no discurso, nas ações e na forma como se apresentam – a sua Postura. Muitas vezes desvalorizamos a nossa posição na sociedade e isso resulta num ciclo vicioso – não nos consideramos importantes e os outros percecionam e reforçam esse sentimento.
Porque é Importante Saber Isto
Ignorar o impacto que o seu estado psicológico e emocional têm na sua Postura é um erro que não pode cometer se está a tentar ter a sua melhor postura. Não basta ter pensamentos positivos e mentalizar-se que é uma pessoa importante para ter uma Postura Saudável. O que lhe recomendo é que tenha em conta todas as suas dimensões: física, mental e emocional.
Procure um Especialista em Correção Postural
Um Especialista em Postura não é aquele que lhe diz que só pode estar direito, e tudo o resto é errado. Vamos ajudá-lo(a) a compreender o seu corpo, quais os fatores que estão a influenciar mais a sua Postura e estabelecemos um Plano Completo de Tratamento para recuperar a sua Postura Ideal.
Na FisioMoço temos muita experiência com este tipo de problema, como testemunham os nossos fantásticos utentes. Já contamos com mais de 75 avaliações de 5 Estrelas na nossa página do Google.
Ficou com dúvidas?
Se quiser saber como podemos ajudar, fale diretamente conosco através do 928095777. Diga-nos qual a razão de querer melhorar a sua postura e nós dir-lhe-emos qual a melhor solução para si.
Se tiver outras questões mais específicas e que precise da nossa ajuda, pode pedir um contacto da nossa parte. Basta preencher este curto formulário e um Fisioterapeuta entrará em contacto consigo. Esta chamada é totalmente gratuita para si e sem qualquer compromisso.
Pode também aproveitar o nosso E-Book Gratuito com 7 Dicas para Melhorar a sua Postura.