2,5 min read

Artroses no Joelho: O que posso fazer para prevenir?

A dor, a rigidez, a limitação dos movimentos e, em fases mais avançadas, as deformações são os sintomas desta doença. Mas o que provoca isto?

Artroses no Joelho: O que posso fazer para prevenir?

Sabe quais são os principais factores de risco para ter Osteoartrose no joelho? Neste artigo explico-lhe os 6 factores que mais contribuem para as artroses no joelho, e o que fazer para se proteger!

A Osteoartrose (OA), popularmente chamada artrose, é um tipo de artrite que atinge a cartilagem da articulação. Com o tempo, esta cartilagem desaparece e o osso sub-condral (que está coberto pela cartilagem) reage, ganha espessura e dá origem a mais osso, chamado osteófito (também conhecido como “bicos de papagaio” na coluna).

Investigadores estudaram os principais factores de risco para a OA e concluíram o seguinte:

  • Idade – Metade da população com artrite tem mais de 65 anos. No entanto, nem todas as articulações artríticas são dolorosas!
  • Género feminino – O pico de prevalência da OA (17%) ocorre em mulheres entre os 60-74 anos;
  • Obesidade – Um aumento de peso cria um aumento exponencial no risco de OA. Dois pontos a mais no IMC (Índice de Massa Corporal) aumentam o risco de OA do joelho em 36%!
  • Exposição profissional – Flexões de joelhos, agachamentos e levantamentos repetidos aumentam o risco de OA do joelho em 28%;
  • História de lesão traumática no joelho – Inclui roturas de ligamento cruzado anterior (LCA), roturas de menisco ou outras lesões significativas do joelho, que aumentam o risco de ter OA do joelho em 139%;
  • História familiar/genética – A presença de um parente próximo com OA do joelho aumenta o risco  em 72%.

A Orthopaedic and Arthritis Center for Outcomes Research criou até um instrumento online para calcular o risco que o leitor tem de desenvolver OA. Pode encontrá-lo através deste link: http://calculator.oarisk.org.

Isto quer dizer que  não há muito a fazer para evitar as artroses nos meus joelhos?

Pelo contrário. Você não pode escolher a sua história familiar, idade ou sexo, mas pode ter outros cuidados:

  1. Evite o excesso de peso – Pratica algum desporto ou actividade física? É sedentário? Alimenta-se de forma equilibrada? Se apenas dois pontos no seu IMC aumentam o risco de ter artroses em 36%, imagine um aumento de 5, 7 ou mesmo 10 pontos!
  2. Faça exercício com qualidade – A qualidade dos nossos movimentos determina a nossa saúde física. Procure perceber junto de um fisioterapeuta ou personal trainer se pode melhorar o seu padrão de movimentos;
  3. Trate bem das suas lesões – Uma lesão bem tratada vale ouro! Se não investir tempo na sua recuperação, terá de perder tempo com a sua incapacidade física.

Este artigo foi útil para si? Contacte-nos! Será respondido por um especialista na área da fisioterapia!

Referências Bibliográficas

Losina, Elena et al. “Development and feasibility of a personalized, interactive risk calculator for knee osteoarthritis” BMC musculoskeletal disorders vol. 16 312. 22 Oct 2015, doi:10.1186/s12891-015-0771-3

Pandey, Rajesh et al. “Impact of obesity and diabetes on arthritis: An update” Health vol 5, 1(2013): 143-156

Poderá ter interesse nestes artigos