Tem Dor Ciática ou Síndrome do Piramidal?
Se tem dores, dormências ou formigueiros ao longo da perna, pode pensar em Dor Ciática. Mas poderá ter outra causa?
Se fez pesquisa sobre a dor que está a sentir ao longo da perna, é provável ter identificado várias causas possíveis para o seu problema.
Os seus sintomas são a melhor forma de perceber qual a origem das suas queixas e qual a melhor solução para o seu caso específico, quer seja dor ciática ou síndrome do piramidal (ou piriforme na nomenclatura do Brasil).
Infelizmente, estes dois problemas são vistos muitas vezes como o mesmo – o que é um erro. Neste artigo vai descobrir o que tem e o que deve fazer para resolver as suas queixas e voltar às suas atividades favoritas.
A causa subjacente é diferente
Tanto a dor ciática quanto a síndrome do piramidal podem causar sintomas no fundo das costas, nádegas e/ou perna, mas as suas causas subjacentes são diferentes.
Síndrome do Piramidal
O nervo ciático é irritado ou comprimido pelo músculo piramidal, no fundo da bacia. Os sintomas podem atingir as nádegas, a articulação da anca e descer pelo nervo ciático até à coxa e à perna.
Este músculo está tenso maioritariamente por fraqueza muscular, inatividade física crónica, excesso de peso ou falta de mobilidade na articulação da anca.
Dor Ciática (Radiculopatia)
É um conjunto de sintomas causados por uma hérnia discal, estenose na coluna ou outra lesão semelhante. Isto provoca uma irritação ou compressão de uma ou mais raízes nervosas no fundo das costas (e não no próprio nervo ciático).
Estas raízes nervosas depois juntam-se para formar o nervo ciático. O termo médico para ciática é radiculopatia.
Qual delas é (com base nos seus sintomas)
Como tive oportunidade de dizer, vários dos sintomas se sobrepõem, o que pode atrasar a sua recuperação. Deixo-lhe algumas dicas importantes para entender as suas queixas:
Áreas afetadas pela dor
Na síndrome do piramidal terá mais dores nas nádegas e na anca do que no fundo das costas.
Se tiver dor ciática, os sintomas na perna geralmente são mais fortes do que na zona lombar e a dor pode irradiar para os dedos dos pés. A perna afetada também pode parecer mais pesada.
Quando se mexe
Na síndrome do piramidal, a dor aumenta quando se senta durante longos períodos e durante os movimentos da anca.
Na dor ciática terá dor ao levantar a perna afetada (com o joelho esticado) enquanto está de barriga para cima.
A melhor Solução para cada situação
Para ter a certeza do seu diagnóstico deve consultar um médico ou um fisioterapeuta, pois é a melhor forma de obter um plano de recuperação eficaz. É possível piorar os seus sintomas ao fazer um alongamento para o piramidal se tiver uma hérnia discal.
Se tiver sintomas radiculares severos como falta de força muscular intensa deve consultar o seu médico. No entanto, a maior parte das pessoas com este problema tem um prognóstico bastante favorável.
Se tiver síndrome do piramidal, o seu fisioterapeuta irá…
- Melhorar a mobilidade da sua anca
- Flexibilizar as contraturas no seu músculo piramidal
- Ativar os músculos que estão fracos
- Dar-lhe estratégias para manter os músculos e articulações desta zona saudáveis para que não volte a ter este problema.
Se tiver dor ciática, o seu fisioterapeuta irá:
- Garantir que recupera a mobilidade do fundo das costas
- Flexibilizar os músculos das ancas para não sobrecarregar a região lombar
- Ativar a musculatura da zona lombar para reduzir o tónus muscular (a tensão base dos músculos aumenta quando estão fracos)
- Melhorar a flexibilidade dos músculos posteriores da coxa e perna que acompanham o nervo ciático
- Libertar as aderências musculares e fasciais que podem estar a limitar a mobilidade do nervo e, com isto, aliviar as suas queixas desde a primeira sessão
Precisa de mais ajuda?
Na FisioMoço temos muita experiência com este tipo de problema. Nas consultas iniciais procuramos os locais em que o nervo está comprimido e verificamos se existe algum sinal de falta de mobilidade nas vértebras associado a possíveis alterações discais, como protusões ou hérnias.
No entanto, o nervo ciático pode ser comprimido noutros locais, como por exemplo nos músculos ou tendões pela coxa e perna. Iremos descobrir todos os pontos de compressão deste nervo e libertá-los, para permitir que o nervo deslize entre as estruturas que o acompanham.
Recursos Gratuitos
Se está numa situação limite, com muitas queixas, aconselhamos a que marque uma consulta de avaliação o mais rápido possível com o seu Fisioterapeuta. Caso tenha sintomas muito ligeiros, esporádicos e que em nada afetam o seu dia a dia, pode optar por descarregar o nosso Guia Gratuito para o Tratamento da Dor Ciática.
Pode também pedir para falar com um Fisioterapeuta Especialista em Dor Ciática, através deste formulário.
Recomende e Ganhe
Se conhece alguém com este ou outro problema que precise da nossa ajuda, recomende a FisioMoço e ganhe um desconto de 50% na sua próxima consulta!