2,2 min read

Como evitar dores de costas na praia

As dores nas costas podem arruinar as suas férias na praia. Veja algumas dicas para as evitar na praia neste verão!

Chinelos

Este calçado é um dos favoritos no verão. No entanto, não são os melhores para fornecer o tipo certo de apoio para os pés. Se os utilizar para curtas distâncias, não há problema, mas se precisar de andar longas distâncias, considere usar outro tipo de calçado, como os ténis a que já está habituado.

Na praia, opte por andar descalço. Vai estimular os captores posturais da planta do pé, aumentando a sua propriocepção e estabilidade, assim como ativar os músculos do pé e perna.

Malas e arcas refrigeradoras

Tome atenção ao que coloca na mala de praia e arca (se for o caso). O excesso de peso pode provocar ou aumentar as suas dores nas costas, principalmente se tiver de os carregar durante algum tempo. Malas com duas alças são melhores para não ficar apoiada num só ombro.

Livros ou telemóveis

É comum (e muito prazeroso para alguns) as pessoas lerem ou navegar nas redes sociais enquanto estão deitadas na praia. No entanto, olhar constantemente para baixo coloca o pescoço numa posição stressante, o que pode provocar dor. Tente manter o seu livro ou telemóvel ao nível dos olhos e mantenha a cabeça erguida. Se estiver de barriga para baixo, tenha atenção ao tempo em que está nesta posição. Normalmente estamos sentados e, apesar de esta posição ser boa para contrabalançar a postura sentada, pode não estar habituado à posição de barriga para baixo.

Deitar-se muito tempo na mesma posição

Já que estamos a falar de posições, lembre-se que, seja de barriga para cima, para baixo, ou de lado, deve evitar estar muito tempo na mesma posição. A areia, apesar de ser mole, não é a sua cama. E mesmo a dormir na sua cama, o seu corpo vai adotando posições diferentes. Isto é especialmente importante se gosta de se deitar de barriga para baixo. Esta não é uma posição comum no seu dia a dia, e tendo em conta a dureza e a irregularidade da areia, pode não ser o melhor para as suas dores.

Mexa-se

Não fique deitado o dia todo, levante-se e ande um pouco. Por cada hora que passar na praia, deve levantar-se e mexer-se durante 10 a 15 minutos. E já agora, ande descalço na areia.

Hidrate-se

Certifique-se de beber muita água. É fácil ficar desidratado na praia com o vento, a atividade, o calor e a humidade. Tente evitar o consumo de bebidas alcoólicas ou com cafeína. Já dizia o Ronaldo: “Água!”

Boas férias!

Poderá ter interesse nestes artigos