Pode praticar Exercício Físico quando tem Dor Ciática?
A sua dor ciática não o/a deixa ser ativo? Saiba o que pode e não pode fazer quando as queixas apertam.
Se é como a maioria das pessoas que nos visita com este problema, gostava de ser mais ativo(a) ou já pratica exercício e não quer parar por causa dessas dores.
Por isso, neste artigo partilho consigo os melhores conselhos para se manter ativo(a) enquanto tem estas queixas e formas de prevenir que voltem a aparecer.
Os Sintomas mais comuns
A dor é a queixa mais comum e mais incapacitante. Aparece sobretudo na parte de fora da coxa e da perna, assim como na parte de trás da coxa. É provável também sentir falta de sensibilidade, formigueiros e dormência nestas zonas – os chamados sintomas radiculares.
Quanto maior for a compressão do nervo mais dores vai ter e mais sintomas radiculares sentirá. Se o nervo estiver muito comprimido, pode começar a sentir falta de força nos músculos da coxa, da perna ou do pé.
Pode fazer Exercício Físico?
Depende. Como certamente entende, este problema tem vários níveis de gravidade e, se numa situação mais ligeira o exercício físico é encorajado, em casos graves é desaconselhado.
Se tiver sintomas severos, os exercícios que fizer são difíceis de fazer ou mesmo impossíveis, para além de poder agravarem as suas dores. Nestes casos deve procurar a ajuda de um fisioterapeuta ou de um médico. Relembro que o repouso só deve ser opção nos primeiros 2/3 dias de crise aguda. Após este período deve começar a sua recuperação. No entanto, pode também fazer terapia especializada para aliviar os sintomas iniciais. Saiba mais aqui.
Quando os sintomas estão controlados ou são ligeiros e o nervo não está comprimido, o exercício físico não só é uma boa opção, como ajuda a prevenir futuras crises. Isto acontece porque a mobilidade e a força que irá ganhar protegem todas as articulações e tecidos moles dessa região, entre eles o nervo ciático.
Aproveite para começar já hoje, no conforto da sua casa, e faça estes 2 exercícios simples.
Precisa de Tratamento Especializado?
Na FisioMoço temos muita experiência com este tipo de problema. Nas consultas iniciais procuramos os locais em que o nervo está comprimido e verificamos se existe algum sinal de falta de mobilidade nas vértebras associado a possíveis alterações discais, como protusões ou hérnias.
No entanto, o nervo ciático pode ser comprimido noutros locais, como por exemplo nos músculos ou tendões pela coxa e perna. Iremos descobrir todos os pontos de compressão deste nervo e libertá-los, para permitir que o nervo deslize entre as estruturas que o acompanham.
Recursos Gratuitos
Se está numa situação limite, com muitas queixas, aconselhamos a que marque uma consulta de avaliação o mais rápido possível com o seu Fisioterapeuta. Caso tenha sintomas muito ligeiros, esporádicos e que em nada afetam o seu dia a dia, pode optar por descarregar o nosso Guia Gratuito para o Tratamento da Dor Ciática.
Recomende e Ganhe
Se conhece alguém com este ou outro problema que precise da nossa ajuda, recomende a FisioMoço e ganhe um desconto de 50% na sua próxima consulta!