3,1 min read

A ligação entre os seus olhos e a postura

O seu cérebro processa biliões de informações. A maior parte dessas informações vem dos dois olhos, que são muitas vezes ignorados.

Os cientistas calculam que, entre metade a dois terços da atividade elétrica do seu cérebro serve para análise visual. Os “espelhos da alma” ajudam a ver formas e cores, assim como pequenos detalhes do ambiente. Eles também orientam o sistema nervoso para manter o corpo equilibrado quando se levanta e se mexe.

Os músculos responsáveis pelos movimentos dos olhos são ativados mais de 100.000 vezes por dia. Permitem que examine o ambiente ao seu redor e se concentre no que lhe interessa. Um desequilíbrio crónico pode causar problemas como défice de atenção, consciência corporal deficiente, dores nas costas e até má postura.

Os seus olhos são vitais para a sua percepção do mundo, mas poucos profissionais de saúde os incluem no tratamento da dor, alinhamento postural ou na melhoria da performance desportiva.

Anatomia

Os olhos têm três camadas cheias de um fluido aquoso na frente e uma substância gelatinosa atrás. Essas camadas contêm o mecanismo que converte a luz em impulsos elétricos enviados para o sistema nervoso através do nervo óptico.

O sinal viaja para a parte de trás do cérebro, para uma região chamada córtex visual. As informações de cada olho são analisadas e depois combinadas para formar a imagem única que vê.

Peça para o seu fisioterapeuta avaliar a simetria e o movimento dos seus olhos. Estes dois componentes são essenciais para enviar um sinal claro ao seu cérebro e, caso tenha um desequilíbrio crónico, afetam a forma como perceciona o ambiente à sua volta.

Seis músculos oculares realizam os movimentos em todas as direções para expandir o seu campo de visão. Esses músculos extraoculares foram fundamentais para a sobrevivência da espécie, pois preveniam ataques surpresa dos predadores e permitiam a capacidade de focar num alvo.

Convergência

A Convergência refere-se à rotação simétrica de cada olho para dentro, para se focar num objeto em movimento.

Os problemas começam quando esses músculos não conseguem fazer o seu papel. Um desequilíbrio de convergência distorce a sua percepção do mundo. O seu cérebro tem de processar e corrigir as duas imagens assimétricas para exibir apenas uma imagem. Esse ajuste é um desperdício de energia e provoca adaptações posturais.

Consequências para a Postura

A postura é a resposta do seu sistema nervoso à gravidade, que resulta no tónus ​​muscular da cabeça aos pés que o impede de cair.

Vários cientistas estabeleceram a ligação entre os olhos e a postura nas suas pesquisas. Um estudo publicado na revista Brain concluiu que a instabilidade postural aumenta quando a acuidade visual diminui. É, portanto, uma via de dois sentidos. A visão influencia a postura e a postura influencia a visão.

Outro estudo publicado no Journal of Physiology confirmou que a visão influencia a velocidade e o tamanho da oscilação postural quando está parado.

Um dos seus ombros pode estar mais alto ou mais à frente do que o outro porque o sinal enviado pelos seus olhos está errado. Se estes for o seu principal problema, usar coletes posturais ou estar constantemente atento à sua postura não irá resolver as dores ou os desequilíbrios posturais.

Se tem problemas posturais, os seus olhos não devem ficar de fora da avaliação do seu fisioterapeuta!

Bibiografia

The Connection Between Vision & Balance. Retrieved from https://vestibular.org/news/12-23-2016/connection-between-vision-balance
Paulus, W. M., Straube, A., & Brandt, T. (1984). Visual Stabilization Of Posture. Brain, 107(4), 1143–1163. doi: 10.1093/brain/107.4.1143

Poderá ter interesse nestes artigos