3 Soluções Rápidas que não ajudam a eliminar a Dor no Joelho
Já experimentei isto tudo mas nada funcionou. O que faço a seguir?
Há umas semanas tivemos uma utente que se queixava de dores no joelho direito. Ela disse-nos: “Já tomei anti-inflamatórios, descansei o joelho durante estas últimas semanas e até comprei uma joelheira para limitar alguns movimentos. Mas a dor ainda está cá!“
E continuou: “Estou a ficar frustrada porque quero dar as minhas caminhadas e não consigo. Já nem consigo brincar com os meus netos“. A maioria das pessoas que nos chega fazem a mesma coisa: repouso, medicação e joelheiras.
Porque isto não funciona
É possível que funcione ocasionalmente. Essas pessoas não chegam a procurar a nossa ajuda. Mas para a maioria das pessoas com mais de 40 anos que se sentem frustradas por não estarem melhores – mesmo depois de semanas ou meses – não funciona, e vou partilhar consigo porquê.
Repouso
Quando a dor aparece, parar e descansar o joelho parece uma boa ideia. E é, mas apenas por alguns dias. Usar esta estratégia por muitos dias – ou semanas – é igual a deixar-se ficar na cama depois de ter estado doente. O corpo precisa de voltar ao ativo o quanto antes.
Se as dores apareceram hoje e sente os músculos à volta do joelho tensos, limite os movimentos e as cargas de acordo com a gravidade das suas queixas. Se consegue caminhar lentamente, não fique o dia todo no sofá.
Assim que começar a sentir-se melhor – o que acontece geralmente após o 2º dia – teste os movimentos e as cargas que já consegue fazer. Nesta fase é muito importante conhecer quais os seus limites.
Tomar Medicamentos
Quem nunca? Quando a dor não passa, esta é uma das primeiras coisas que faz, até para evitar que a dor piore. Não me interprete mal, tomar anti-inflamatórios ou analgésicos pode ser uma boa opção naquela fase em que a dor é mesmo muito forte.
Só que, mesmo que a dor passe, não chega a perceber a razão, a origem do problema. A medicação não resolve nada, apenas mascara os sintomas. Por isso, é provável que essas queixas voltem.
Joelheiras
As ortóteses como cintas lombares ou joelheiras devem ser usadas como último recurso. Isto porque têm dois efeitos muito negativos no longo prazo.
Imagine que partiu a perna e usa gesso durante 6 semanas. Os músculos da sua perna vão ficar mais fracos e quando tirar o gesso terá de fazer fisioterapia para reforçar a musculatura. Se usa uma joelheira que dá suporte e estabilidade, os músculos que deviam fazer essa função tornam-se “preguiçosos” e há a possibilidade de enfraquecerem.
Para além disso – e para mim, pior – o facto de andar sempre com uma joelheira provoca sentimentos de receio e hipervigilância. Transmite-lhe a ideia que o joelho está cronicamente fraco e que precisa de ajuda para ter mais estabilidade. Isto é o pior que pode fazer, pois é o oposto do que devia fazer: fortalecer e ganhar estabilidade para que o problema não volte a ocorrer.
O que deve fazer
Se está neste momento a tentar resolver um problema de dor no joelho, agora já sabe o que NÃO DEVE fazer. Para saber qual a melhor solução para o seu caso específico, entre em contacto connosco para marcar a sua primeira sessão.
Caso ainda tenhas dúvidas se precisa mesmo de tratamento e quiser falar com um Especialista em Lesões no Joelho, preencha este formulário e nós entraremos em contacto consigo.
Mais Recursos Gratuitos
Se quiser saber mais sobre como pode recuperar o seu joelho, consulte a nossa página dedicada a este problema, aqui.